segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

LOGUN OU LOGUN EDÉ, UM ORÍŞA, UMA FÁBULA. DEUS DA METAMORFOSE. DEUS DO SANGUE E DE SUAS DOENÇAS, CIRCULAÇÂO E CURA.

LOGUN OU LOGUN EDÉ, UM ORÍŞA, UMA FÁBULA.

Segundo o que me foi dito pelos negros curandeiros, com os quais convivi também pelos entendidos zeladores de santo de tempos atrás e hoje confirmado pelas minhas pesquisas através dos revezes acontecidos na vida de muitos clientes, filhos e adeptos que me procuram para um conselho espiritual, assim dando lugar a um conhecimento mais profundo das características deste oríşá e seus descendentes.

Os oríşas chamados Logun, para muitos só existe um, que é originário da união de Òşun e Oshossi, às vezes não sabem nem como chamar, se de Logun ou Logun Edé, pois bem, temos aqui os Loguns cultuados pelos negros antigos com os quais muito aprendi.

Devo explicar que apesar de apresentar o nome de oríşás, esses ensinamentos me foram dados através de estudos de òdús que são inteligências astrais que participaram da criação do mundo. Os oríşas regem ou são regidos por dois ou mais odùs que podem ser positivo, neutro ou negativo. Portanto quando coloco estas uniões é preciso que se entenda que não se trata de uma união carnal, mas sim de uma UNIÃO de FORÇAS de ÒDÚS, que tem como origem os òdús do oríşa Òşun.

Como nem todos têm conhecimento do que seja odù optei por dar nomes não dos odús, mas sim dos oríşas regidos por eles. Aprendi com esses mesmos negros que não se zela um oríşa sem o devido conhecimento de seus odùs de origem.

  1. LOGUN – OSHOSSI – ÒŞUN.

Oshossi marido e Òşun mulher. União das forças dos odus de Oshossi oríşa andrógino com Òşún.

  1. LOGUN – ÒGUN – ÒŞUN.

Ògun remador (empregado) e Òşun rainha. União de forças dos odùs de Ògun e Òşun.

  1. LOGUN – ŞÁNGÓ – ÒŞUN. União de forças de odùs de Şàngó e Òşun.

Şàngó pai e Òşun filha.

Então temos três Loguns e esses três em vice-versa, formam seis Loguns, ou seja, na composição acima são Loguns e estes mesmo trazendo a àyaba na frente, ou oríşá feminino: Logun Edé.

Pois bem, seis loguns, com um oríşa conhecido como Ògun Şoroke este porque seis meses de Ògun, seis meses Èşu, é da família dos loguns. Para se fazer este oríşá requer muita sabedoria, muito requinte, porque ele só estará concluído, quando para ele é sacrificado um cachorro.

Destes oríşas e de suas verdadeiras classificações, depende a vida e a sorte de muitas pessoas; primeiro porque existem e na maioria das vezes são ignorados; segundo porque a maioria só conhece o da união Oshossi e Òşun, e por isso não classificam os outros; terceiro porque tanto é difícil sua formação, como para se fazer um oríşa desse. Daí o interesse de muitos em ignorar. Para se raspar é necessário separar as partes de cada um dando o que é da parte feminina à àyaba e da parte masculina ao oboró. Suas curas, suas partes no mokunã (cabelo), seus apetrechos, etc.

Preciso salientar que ao falar de Logun e Logun Éde, eu destaquei Şoroke porque este logun requer todo cuidado e até muito mais que os outros. As miçangas são com as cores de Ògun e alguns pontos e Èşu, mas não a ponto de colocarem dois keles nesta qualidade de Logun, um de contas azuis e um de aço, como já vi fazerem por aí. Esta qualidade de Logun só se faz um kele, que se faz para Ògun – Èşu, por que:

  1. Este Logun não é bissexual e sim um homem que raciocina de duas maneiras, pondo-as em prática de acordo com a força da lua. Esta mudança é de homem bom para um homem mal e não de homem para mulher.
  2. Não é como os outros que com obrigação de um ou três anos dão lugar ao juntó. Mas ele passa a ser Èşu e Ògun para quando der obrigação de sete anos ele descansar e então dar lugar ao juntó.
  3. Ele não passa pela transformação de Logun Ede como os outros e até no orúkó (nome), enquanto os outros trazem nomes de conotação feminina e masculina, ele traz o seu nome só baseado na vida do homem e do diabo.

ORÍŞA LOGUN DA FAMÍLIA DE OSHOSSI E ÒŞUN

ODI DOVARIN E OBARÁ KÊ

Seus pais são Oshossi Ode e Òşun Anirá, representando este o amor livre e ao mesmo tempo o falso amor e o poder profissional.

Logun (Oshossi e Òşun) definição: marido e mulher estando todo o poder deste oríşa nas mãos do homem. Portanto para cultuá-lo nunca foi necessário dividir seu preceito nem seus balés şires (indumentária) e kele. Seu kele e adogun são baseados nas cores dos dois, ou seja, verde e dourado, embora alguns babaloríşas usem o azul e o dourado. Nas mãos traz o símbolo deste amor propagado. Na mão esquerda um ofá, símbolo do amor e da traição. Na mão direita uma adaga ou abebé ou um rekere. Tanto pode usar um adê como um turbante. Para sua feitura que é muito complexa, pois tudo terá que ser dividido a começar pelo batismo até os sacrifícios dos animais. A cabeça (orí) dividida lado direito para Oshossi, lado esquerdo pra Òşun, sendo que o juntó ficará com a parte de trás, enquanto que o escravo e o erê ficam com determinada parte da frente, retirada do pertencente aos dois òdus, que se complementam em um só oríşa.

ORÍŞA LOGUN DA FAMÍLIA DE ŞÀNGÓ E ÒŞUN

AŞETURA BESSA E OŞÉ

Logun (Şàngó e Òşun), este por sua qualidade é filho de Şàngó Aia, oríşa este que para os cultuadores de grande conhecimento carrega Oshala nas costas, não por gratidão, mas sim como castigo por sua traição com o surgimento deste filho.

Şàngó Aiá e Òşun Aleuá: sendo este Logun definido como Şángó pai e Òşun filha. Este obedece às mesmas regras normais dos outros, dividindo sua cabeça, sua pintura e sua roupa. Suas cores são o marrom e o dourado, tanto para seus balés şires como para suas vestes. Na mão esquerda traz o ogbogba (balança) que simboliza as glórias e a traição geração. Na mão direita uma adaga ou uma palma símbolo de seu império. Seu assentamento é muito delicado, por tratar-se de Òşun filha e por assim ser é feito um ao lado do outro. Este oríşa não foge a regra dos outros şàngós em relação a seu assentamento: uma gamela, dentro desta um oberó com ele e ao lado dele, dentro da mesma gamela, o de Òşun filha.

Este oríşa traz consigo uma grande ira em relação a traição de seus familiares. Não é contra ao matrimônio, mas também não é favor. Exige apenas de seus filhos uma reparação para a vida desregrada, condenando, se mulher, só possuir filhos homem e se homem só filhas. Um caso entre mil ele abre mão deste princípio, concedendo o direito a uma modificação e, em geral, seus filhos só encontram a paz e o bem estar quando bem maduros.

Este oríşa é dono do equilíbrio monetário e da economia. Seus filhos são dotados geralmente de grande facilidade para o acerto das finanças.

ORÍŞA LOGUN DA FAMÍLIA DE ÒGUN E ÒŞUN

ETAOGUNDÁ E EŞEOBARA

Logun (Ògun e Òşun), este é filho de Ògun Perere e Òşun Aboto, sendo este Logun definido: Ògun Remador; empregado de Òşun Rainha. Também este obedece as mesmas rergras e fundamentos dos outros. Suas cores são o azul marinho e o dourado. Este como os outros trás em uma das mãos o símbolo da traição uma estrela sobre um cálice e na outra o símbolo do sacrifício, representado por um barquinho a vela com duas espadas cruzadas em seu mastro. O seu assentamento acarreta a mesma imposição do homem, sendo o de Ògun em cima e o de Òşun embaixo.

A mitologia da vida deste oríşa é baseado nos pertences do mar, e geralmente seus filhos são pescadores, marítimos, etc.

Ele é bem favorável da vida a dois, porém vida esta cheia de drama e de conformidade. Seu ponto principal é a vingança. Seus bens são poucos, mas constantes. Nunca nada falta, mas também nada sobra.

Como foi dito que temos sete qualidades deste oríşa temos três no domínio masculino: Logun e estes três oríşas em vice-versa no domínio feminino: Logun Ede.

Os Loguns Edes são oríşas muito meticulosos em tudo, pois nem tudo pode ficar sob o domínio da mulher. E por assim serem, tudo o que diz respeito a eles tem que ser bem divido e bem equilibrado, para que ambos fiquem no mesmo nível pessoal, mas sem que a parte feminina perca a sua primazia. Para que tal aconteça, as coisas seguem este roteiro para qualquer Logun Ede: dois keles, dois adoguns, dois pares de contra-eguns (embora o yawo só use um par), duas senzalas, duas penas de kodidé, dois şaoros, um okutá (otá) representando dois sexos ou dois otás, o cabelo em dois, suas curas muito bem repartidas, sendo que em tudo isso a parte de ayabá fique por cima do oboró e em primeiro lugar.

Suas cores são as mesmas, suas vestes são de ayabá, porém com um laço atrás ou no ombro determinando o direito do homem.

Todos os Loguns Edés tem como princípio o casamento ou o amor eterno. O casamento para seus filhos é a coisa mais importante da vida, todavia não se adaptam com muita facilidade, pois não gostam de receber ordem do cônjuge.

49 comentários:

  1. Boa tarde Pai Wilson, gostaria de dizer que seu blog está muito interessante e enriquecedor, é muito bom a gente conhecer para poder dizer. Como sempre o senhor acertou em cheio.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, gostaria de saber um pouco mais sobre qualidades desse Orixa. Têm?

    ResponderExcluir
  3. e dificil saber sobre logun, muito pouco. gostei muito de poder esclarecer algumas coisas em seu blog . poderia falar um pouco mais sobre logun

    ResponderExcluir
  4. Nossa essa página está presizando de um ajustamento porque quem e Pai de Logunedé e Oxossi Inlé e Osun yeye Ypondá
    Preucure saber mais para depois divulgar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aki sua anta vc nunca soube nao Mamae osun teve tres maridos ogum sango e oxossi logun e adepto de ogum e guerreiro como oxossi

      Excluir
  5. Achei muito interessante a família de Loguns, nunca pensei que tudo fosse tão complexo. O que eu sabia era só de Oxun e Oxossi, aliás, até porque são pouquissimas pessoas que como senhor tem conhecimento. Motumbá Pai Bambawara

    ResponderExcluir
  6. Sou de Logun Ede mas ele não quer raspar me falaram que tem uma qualidade que nunca raspa mas faz um bori que representaria a feitura. É verdade

    ResponderExcluir
  7. Deixei um comentario fazendo uma pergunta se puder me responder meu e-mail é marciarampasso@hotmail.com e sobre logum que não quer ser rapado, so consegui postar como anonimo.

    ResponderExcluir
  8. Sou pesquisador,historiador e Pejigan, em Jeje. Sou iniciado em Logun Edé. Estou prestes a Raspar, mas ainda nao estou confiante. Foi dado Oxalá como adjuntó,eu espera Oyá Onira. Mas como desconheço o ifá,não posso crtiticar quem jogou para mim. Gostaria de confirmar se de fato há esta combinação de Orixá. Logun x Oxalufã. eu emial é cidaohistoria@gmail.com.

    ResponderExcluir
  9. Meus parabéns ,pois suas explicações neste assunto são bem mais que claras ;Desmistificando um estigma que assola a muitos.Hà tempos atraz em uma conversa cincera com um babalorixá tive a oportunidade de ouvir que logun poderia ser feito com qualquer juntó e isso me deixou intrigado ,mas com a sua explicação tudo ficou mais claro;Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Nossa pai adorei as explicações pra mim foram muito esclarecedoras!!!!
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. adorei saber mais sobre este orixa q no momento rege minha vida,não sou feita ainda mas no momento quem me rege é logun ede tenho muitas duvidas sobre meu pai.Sem mais amo este orixa demais

    ResponderExcluir
  12. Com todo respeito ao zelador, mas isto aí nao tem nada a ver.Pelo amor de Olorum.

    ResponderExcluir
  13. As lendas sobre orixás africanos, tem início através de relatos orais. Portanto é impossível de dizer se são verídicas ou não. Já estive por várias vezes na África-Nagô, para buscar minha árvore genealógica, e pude conferir pessoalmente que hoje o que podemos encontrar em bibliotecas são o que pesquisadores franceses, ingleses, portugueses escrevem. Devo dizer que li todo o seu blog e gostei muito. Finalmente um descendente de escravos, nos transmite o que aprendeu através de histórias contadas por seus iguais. O candomblé não existe na África é um legado brasileiro. Temos que aprender a ouvir e respeitar os mais velhos. Motumbá PaiWilson, e a propósito sou de Logun, pois sou filho de Xangô e Oxum. Muito obrigado, e continue a nis brindar com sua sabedoria.
    Pedro Soares deAbreu.

    ResponderExcluir
  14. ja vi loucuras mas estas são de mais
    rsrs

    exite de logum tres

    bain ou pain ( a femea)
    igbo ( o macho)
    locuare ( o voraz que come com exu )
    Acho que antes de publicarem louras deviam pesquisar fora do pais , parece coisa de umbanda isto , sem fundamento

    logun santo de efon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei de ti pega meu fone 13-91314099 me liga estou em praia grande

      Excluir
  15. Sou de Jeje , mas uma coisa que eu não gosto é PRECONCEITO ! Como diz a irmã acima : cho que antes de publicarem louras deviam pesquisar fora do pais , parece coisa de umbanda isto . Cada um tem o direito de opinarem o que quiser , mas criticar os Umbandistas , não acho certo . Devia ser menos PRECONCEITUOSA(O) , e aprender com você mesma , talves assim ganharia mais axé !

    ResponderExcluir
  16. porquer os filhos de logun sao tao viçosos.adorei saber um pouco mais sobre esse orixa.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, frequento Umbanda e Camdomble desde os meus vinte anos e hoje tenho 53, iniciei na casa de um Pai de Santo onde fiquei por 10 anos que hoje ao ler sas explicações entendo que estava completamente confuso, pois como era Umbanda incialmente me deu Oxossi, depois Oxum, mais tarde Logun e no fianl para arrebentar com a situação Obá. Conclusão quando eu dei o bori para a Obá deu um "rolo" só, pedri tudo o que tinha: emprego,casa, casamento. Isso sem contar que ele queria que eu rapasse na Obá e eu ouvia uma coisa diznedo que não era para fazer, e uma vez ey sonhei que não era para fazer nada somente uma quartinha bastava pois não havia fundamento suficiente. Sendo breve sai daquela casa, estou em outra hoje sei que não vou fazer o Santo tão cedo, pois meu coração não pede e acrdito que nem meu orixa que hoje tenho certeza de ser Logun. E hoje ao ler sua explicações entendo que provavelmente meu de acordo com as minha intuições não se raspa nos moldes normais. Gosto muito da minha Religião pois é a dos meus antepassados aos quais terei sempre o maior respeito. Cabe destacar que minha atual mãe de Santo embora nunca tenha me dito nada respeita a minha condição e com isso nossa convivencia é cheia de amor e respeito. Cabe destacar que eu sou uma Equedi, mas como eu sempre digo uma "Equedi diferente"

    Grande Abraço,

    Ana

    ResponderExcluir
  18. Me perdor, mais ficou algo sem fundamento, neste blog ele fala sobre Ogum Xoroquê, que nada tem haver com Logum-edé, eçe fala de Xangô, que também nada tem haver com Logum-edé, acho que ele tem muito conhecimento sim, mas acabou se perdendo no próprio conhecimento, existe três qualidades de Logum-edé, que o Ibain, Loko e locueredan ( mas conhecido como Izo-Izo), sendo que em muitas casas de candomblé falam que ele é orixá unico, vai de casa para casa, Logum-edé é filho de Oxum com Oxossi, onde falam que é apadrinhado por Ogum e Yansã, suas cores são o amarelo ouro e o azul turqueza, carrega um Ofá(arco e flecha) e um Abebê (espelho, seu fundamento e feitura é muito especifico em que não é todo o pai-de-santo que o sabe raspar ou tem conhcimento dos seus fundamentos, outra como citaram aqui, Logum-edé não é homem ou mulher, ele é OBORO (orixá homem), onde carrega trassos femininos e para ficar no reino de sua mãe se veste de Yabá, no maximo que podemos falae éh que ele é os dois e não se transforma, Logum-edé vem com qlq ajuntó (segundo santo de cabeça), menos com Nanã... Com todo o respeito senhor Bambawara, o senhor tem tanto conhcimento que se perdeu nele, mais fico feliz que querendo ou não o senhor falou sobre Logum-edé de verdade (OXOSSI E OXUM), pois ele éh a mistura e excencia dos dois... Axé, Motumba

    ResponderExcluir
  19. Me desculpe por alguns erros ortográficos e por não ter me identificado no meu comentário a cima, sou Gilmar de Logum-edé

    ResponderExcluir
  20. gostei muito de suas explicassoes sou feito tenho apenas 6 messes e para nos inicioadas a pouco tempo e bom estar se aprimorando em saber cada dia mais , mas eu ñ sei qual e qualidade do meu logun por isso estou na pesquisa .obrigado por dar uma luz em meus encinamentos ,seria bom colocar algumas rezas para logun !!!!!

    ResponderExcluir
  21. MEU DESU QUE ISSO ... EM NOVE ANOS DE ADOXO DE LOGUN ... NUNCA VI TANTA LOUCURA .... EXISTEM SOMENTE DUAS QUALIDADES BAIN = QUE COME COM OSUN ... E AROARÔ QUE COME COM ODÉ ...
    PRA COMEÇO PAI DE LOGUN QUE EU SAIBA ... E IBÕ INRINLÊ ESSE É O ODÉ QUE ANDA NOS CAMINHOS DE OSUN ... E MÂE DE LOGUN QUE EU SAIBA E OSUN IOPONDÁ ... QUE ANDA NOS CAMINHOS DE OSOGUIÃ ... MINHA GENTE PELO AMOR DE DEUS QUANTA LOUCURA ... SOU DE LOGUN E CONHEÇO MUITO BEM MINHA CABEÇA ... ALIAS SOU DE BAIN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO,NUNCA VI TANTA BOBAGEM JUNTA,SEM COMENTÁRIOS...YÁ ODESSE DE CACHOEIRA-BA,HÁ 29 ANOS NO AXÉ,SOU NETA DE PAI NEZINHO,INICIADA PARA LOGUNEDÉ!

      Excluir
    2. Amigo. Me fale mais um pouco dessa qualidade Bain. Sou de Logun.

      Excluir
  22. gostaria de saber a oferenda da familia logum : xango oxum, pai e filha.

    ResponderExcluir
  23. TUDO LOUCURA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Meu pai Logun que perdoe quem escreveu essa coisas...por esses e outros que acabamos sendo criticados e engolidos pelos envagélicos...NA BOA NÃO SABE O QUE FALAR NÃO IVENTA ! ! !

    ResponderExcluir
  25. Gente logun não é mais filho de Erinlé e YeYepondá?? Logun-edé agora é filho de xangô, e de oxum? gente eu sei que logun tem enredo com xangô mas ele não chega a ser filho de xangô, pois xangô era marido de oxum, e oxum traiu ele com odé.

    ResponderExcluir
  26. OSUN X ODÉ SAO OS PAIS DE LOGUN AI CADA UMA SANTO Q ISSO OSUN TEVE UM FILHO...

    ResponderExcluir
  27. Kolofé e bença! meu pai, Logun Edé ou Logun ( senhor herdeiro da guerra ou senhor do feitiço) É FILHO DE Osúm Yepondá e Ibualàmo. Nunca foi filho de nehum outro Orisá. Primeiro que ele é muito mais antigo que Sangò. O ritual para Yepondá é mais antigo do que Abotô. Ela ( Yepondá) é um Orisá e não uma sarcerdotiza como Yapará, Yabotô e outras, mas antiga do quê ela só YáOminibú. Jamais Logun Edé seria nem mesmo enteado de Sángò, quanto menos filho, o pai dele é rei legitimo e não um rei falso e fracassado que se matou por saber que o povo da aldeia ( OYÓ) descubriu suas mentiras. Bença?

    ResponderExcluir
  28. gente que horrior quanta loucura so existe duas qualidade vcs deveriam consultar mais seus babalorixas ao invez de ficar escrendo tanta maluquice e loucura por isso candomble esta se acabando

    ResponderExcluir
  29. Tenho sido muito atacado em meu blogger sobre Logunede, por pessoas que acredito terem um conhecimento parco, mas que apesar de serem um tanto “aculturados” tentam aparecer perante seus seguidores, pois estes mesmos pretensos zeladores, estudiosos, etc. pelo visto são incapazes de se auto gerirem e pior ainda de buscarem em fontes fidedignas o conhecimento para deixarem a fantasia e partirem para um real conhecimento sobre os cultos e a cultura afro-brasileira, e por estes motivo que resolvi me pronunciar a respeito deste orixá Deus da Metamorfose e das Doenças do Sangue, o qual naturalmente falando representa as Forças da Natureza e que pela teogonia representa ambos sexos. Por este motivo coloquei um adendo em meu texto para que estes “críticos de grande conhecimento” aprendam a criticar com conhecimento de causa. Nasci e me criei com muito orgulho nos braços de grandes babalawos, não fui, não sou e nunca serei um zelador medíocre, para qualquer um que queira me criticar primeiro tem que ter um conhecimento profundo do que seja ODU. Segue o adendo:
    “Devo explicar que apesar de apresentar o nome de oríşás, esses ensinamentos me foram dados através de estudos de òdús que são inteligências astrais que participaram da criação do mundo. Os oríşas regem ou são regidos por dois ou mais odùs que podem ser positivo, neutro ou negativo. Portanto quando coloco estas uniões é preciso que se entenda que não se trata de uma união carnal, mas sim de uma UNIÃO de FORÇAS de ÒDÚS, que tem como origem os òdús do oríşa Òşun.
    Como nem todos têm conhecimento do que seja odù optei por dar nomes não dos odús, mas sim dos oríşas regidos por eles. Aprendi com esses mesmos negros que não se zela um oríşa sem o devido conhecimento de seus odùs de origem.”.
    Wilson Ferreira de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sim pai Wilson entendi! O senhor está indo pelos caminhos dos odús, e baixo minha cabeça, está super certo. Olhando por esse lado, é legitimo e verdadeiro suas escritas. Sua benção.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  30. As 3 qualidades estão certas e é assim que se faz no Engenho Velho e seus descendentes. Só as qualidades de Oxum é que estão diferentes e há algumas coisas de que nunca ouvi falar. Não entendi também o que o Diabo tem a ver com Ogum e que ori é esse que estão dando pra Odé, que na minha nação é ewo...

    ResponderExcluir
  31. motunba sou de logun ede não sou feito, quero ser feito
    mais disen que logun ede é o santo mais caro que ten
    por causa de tanto orixa que tenque asenta ( osum ) (oxossi) e tanben ( oya ) sei la so oq me falan
    minha mae de santo dis que é 10 mil par ase fazer logun ede é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu querido, fica caro porque tem que ser todos os bichos em casal( ou seja em dobro,um bode e uma cabra, quatro galos e quatro galinhas, um Etun femea e um macho, um Pepé macho e uma femea, um lekenin macho e uma femea ). Mas se tem Uma Onira assentada já no barracão, não precisa assentar mais, tanto como Ogún já e Opará. Na verdade o principal é a feitura de Logun Edé, o restante vai sendo feito aos poucos. Espero tê-lo ajudado!

      Excluir
  32. Motumbá axé,achei bem interessante sou filho de logun edé(oxum e oxossi) tenho muito orgulho do meu pai logun onde o qual rege meu ori, não sou feito ainda pois sou novo dentro da religião afro onde tenho 8 meses,sou filho da yalorixá veronildes d'oya da nação angola com nagô,entre todos os filhos apenas eu sou de logun edé na casa sinto-me orgulhoso muitos dizem que dentro da nação de angola não cultuar logun, gostaria de saber o porque muitos traz essa terze?

    Rafael D'Logun Edé(Maceió-AL)

    ResponderExcluir
  33. muito obrigado por confimar a minha cabeça estava com uma duvida imença e o senhor fez eu acabar com ela a bença e muito asé

    ResponderExcluir
  34. Como o povo do candomblé é ignorante! Português: 0(zero); Consenso: 0(zero); Humildade: 0(zero); Interpretação: 0(zero).
    A resposta para a força dos evangélicos fica bastante clara: eles são unidos, não divulgam suas divergências em comunidades na internet. Seguem a mesma doutrina e não há disputa em querer mostrar mais sabedoria que seus mais velhos.Existe o respeito! Não me sinto à vontade em divulgar meu nome porque tenho VERGONHA!

    ResponderExcluir
  35. Pai Wilson eu sou de Keú opofonjá, sou abian mas não conheço muito as coisas do meu orixá, minha mãe de santo disse que eu sou de Logun-''ODÉ'' e não ''edé'' eu achei estranho pois nunca achei nada na internet sobre logun-''Odé'', mas como ela é uma mãe de santo eu respeito e abaixo a cabeça. Mas queria saber mais sobre essa qualidade tão rára que ela falou! :/
    E só falta descobrir o caminho do meu santo, ela disse que existe três caminho de Logun: Lociomim, Locigbain e Apanam, parece que um desses caminhos vem com Xangô outro com Oyá e assim vai, eu não sei de nada ainda,sou muito novo na religião, faz um ano que eu entrei no candomblé.
    Se alguém puder me explciar direitinho vou deixar meu e-mail do facebook!
    iowa.slipknot@hotmail.com
    Ou procurar pelo nome Alan Ribeiro
    Axé para todos, que meu pau Logun abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  36. não quero mim espor mas como eu posso saber o meu orixai tenho muitas duvidas

    ResponderExcluir
  37. axe,motumba!atodos irmaos de;fe!sou de logum,com inhasa,tenho o carrego muito forte xega aser gritamte de xamgo em meus caminhos!nao sou feito sou apenas oborisado lemdo este blog vi um tal chico que com muita ofemsa se refere ameupai xamgo sou filho de logum ede com muito orgulho meu pai e rei legitmo mas isso nao fas dele melhor ou pior q nem um orixa se eu fose um homem ja feito no samto respeitaria bem mais e amaria bem mais todos os orixas pois acredito q um medium feito deveria proucurar dar oexemplo nao perder seu tempo escrevemdo este monte de baboseiras qvc escreveu vc pemsa qsabe mas nao sabe nada!es imdigno nao es nimguem para criticar um orixa seja ele qual for!nao importa oque o orixa fez no passado o importamte e oq ele fas no presemte examgo e um gramde orixa e um rei justiceiro qsempre luta pelos filhos seus vc pode ofemder ohomem mas nao uma energia um orixa holhe para seus feitos e depois veja se podes criticar alguem fica a dica...

    ResponderExcluir
  38. vc deveria ter vergonha de escrever essas bobagens de logunede e ainda dizer que aprendeu com os antigos !!! só se fossem antigos idiotas de lugares sem expressao para ensinar tamanha bobagens

    ResponderExcluir
  39. A quem interessar possa Bambawara está vivo e com muita saúde e lucidez, graças acredito ao respeito que ele tem aos deuses. A casa dele está aberta e inclusive ele dá assessoraria para as casas de seus filhos e netos de santo. Hoje infelizmente o candomblé se resume apenas a parte folclórica, quem dança melhor, quem se veste melhor quem aprende mais na internete, quem melhor fala mal dos outros. Não é a toa que existe hoje tanta intolerância e discriminação com a nossa religião, o candomblé e afins. Muitas vezes provocadas sim pelos que pertencem a outra religião, mas
    como também para os que se dizem do candomblé. Ele poderia até acabar com o blogue para deleite de muitos, mas resolveu deixar o que já havia escrito, porque quem sabe ajudaria um ou outro que tenha uma visão um pouco mais ampla; então resolveu que não escreveria mais no blogue, não porque não tivesse o que escrever, mas porque realmente não vale à pena. O conhecimento que tem passaria só pra seus filhos, netos, bisnetos que "rezam" pela sua cartilha. A história dos deuses de matizes africanas tem várias versões e como para ele os deuses são regidos e regem vários òdús tanto negativo como positivo, cabe a ele ter o conhecimento para saber exatamente qual o òdú que no momento está regendo o orixá de seus filhos se for positivo ótimo, se não ter o conhecimento suficiente para trazer um òdú positivo. Isso sim é a verdadeira função do candomblé. Bênção pra quem é de bênção; mukuiu pra quem é de mukuiu, mutumbá pra quem é de mutumbá, kalofé pra quem é de kalofé
    Oya Temboasi

    ResponderExcluir

Powered By Blogger