sábado, 14 de março de 2009

Igbeyáwo (Casamento)

Minha querida filha Valéria de Òşun atendendo ao pedido de sua filha e minha neta Carla de Òşun e de seu noivo também meu neto o ogã Alexandre de Oshossi, me pediu para que eu organizasse um ritual para que eles se casassem dentro da religião a que pertence. Fiquei felicíssimo, pois hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas que apesar de serem do Candomblé, se preocuparem em ter sua união abençoada pelos oríşas.
O igbeyáwo foi feito obedecendo às regras de um rito afro-brasileiro, não poderia ter a intenção de copiar um casamento originalmente africano, até porque estamos no Brasil e com a chegada dos escravos vindos da sua Terra Mãe África, eles próprio tiveram que se adaptar a uma nova forma de adoração a seus deuses.
A cerimônia do igbeyáwo foi realizada no dia vinte e dois de novembro do ano de dois mil e oito. Antes deste ritual, no decorrer do mês, os noivos ficaram recolhidos. Foram feitas várias oferendas. A primeira para Èşu o deus da Fertilidade e da Libido. Depois para Ògún com pedidos de harmonia e proteção e por fim Òşun e Oshossi com os pedidos de felicidade, êxito, fortuna, etc.

Início da cerimônia:
O oníyàwó (noivo) sai de seu recolhimento para homenagear os oríşas dançando para Oshossi e Òşun. Após a dança se retira.



Chegada da ìyáwọ (noiva).
Ela é recebida pela sacerdotisa e outras mulheres que lhe veste e enfeitam para que possa entrar no barracão.
Pronta para começar a dançar para Oshossi e Òşun.





O encontro dos noivos:
Juntos dançam para os deuses da fertilidade: Èşu, Ògún e Oshossi.





As alianças:
Os pais da noiva abençoam as alianças. Começa o ritual de compromisso

3 comentários:

  1. olá pai wilson ou tata como te conheço aqui na bahia, fiquei animado por achar o teu blog diga a vilma que espero contato com ela a tempos meu email é jcsjibade@hotmail.com quem fala é joaquim de alagoinhas ou jibadê da casa de andré

    ResponderExcluir
  2. mutumba axe tata avo wilsom vim agradecer al senhor e aminha mae oiase pelo aprendizado na minha obrigacao e dizer que o seu blogger esta muito bom e que estou aprendendo muito acho que la en cas teriao que ter pessoas como o senhor e a oiase muito axe para o senhor e minha mae oiase bjs no coraçao dos dois axe

    ResponderExcluir
  3. Sega Download Genesis VDP: Sonic The Hedgehog
    Sonic The titanium sheet metal Hedgehog titanium sunglasses for the titanium prices Sega Genesis. Sega. Original Sega Genesis. Available for free worldwide. titanium bar Works well with titanium welding PC, Mac and Android.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger