sábado, 14 de março de 2009

Igbeyáwo (Casamento)

Minha querida filha Valéria de Òşun atendendo ao pedido de sua filha e minha neta Carla de Òşun e de seu noivo também meu neto o ogã Alexandre de Oshossi, me pediu para que eu organizasse um ritual para que eles se casassem dentro da religião a que pertence. Fiquei felicíssimo, pois hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas que apesar de serem do Candomblé, se preocuparem em ter sua união abençoada pelos oríşas.
O igbeyáwo foi feito obedecendo às regras de um rito afro-brasileiro, não poderia ter a intenção de copiar um casamento originalmente africano, até porque estamos no Brasil e com a chegada dos escravos vindos da sua Terra Mãe África, eles próprio tiveram que se adaptar a uma nova forma de adoração a seus deuses.
A cerimônia do igbeyáwo foi realizada no dia vinte e dois de novembro do ano de dois mil e oito. Antes deste ritual, no decorrer do mês, os noivos ficaram recolhidos. Foram feitas várias oferendas. A primeira para Èşu o deus da Fertilidade e da Libido. Depois para Ògún com pedidos de harmonia e proteção e por fim Òşun e Oshossi com os pedidos de felicidade, êxito, fortuna, etc.

Início da cerimônia:
O oníyàwó (noivo) sai de seu recolhimento para homenagear os oríşas dançando para Oshossi e Òşun. Após a dança se retira.

video

Chegada da ìyáwọ (noiva).
Ela é recebida pela sacerdotisa e outras mulheres que lhe veste e enfeitam para que possa entrar no barracão.
Pronta para começar a dançar para Oshossi e Òşun.

video

video

O encontro dos noivos:
Juntos dançam para os deuses da fertilidade: Èşu, Ògún e Oshossi.

video

video

As alianças:
Os pais da noiva abençoam as alianças. Começa o ritual de compromisso

video

2 comentários:

  1. olá pai wilson ou tata como te conheço aqui na bahia, fiquei animado por achar o teu blog diga a vilma que espero contato com ela a tempos meu email é jcsjibade@hotmail.com quem fala é joaquim de alagoinhas ou jibadê da casa de andré

    ResponderExcluir
  2. mutumba axe tata avo wilsom vim agradecer al senhor e aminha mae oiase pelo aprendizado na minha obrigacao e dizer que o seu blogger esta muito bom e que estou aprendendo muito acho que la en cas teriao que ter pessoas como o senhor e a oiase muito axe para o senhor e minha mae oiase bjs no coraçao dos dois axe

    ResponderExcluir